Como abrir uma empresa com pouco dinheiro?

Você sabe como abrir uma empresa com pouco dinheiro? Listamos três opções para começar o seu negócio nessa situação.

O sonho de empreender é bastante comum entre os brasileiros. Um levantamento feito pela Fundação Estudar apontou que 69,8% dos entrevistados entre 18 e 34 anos desejam abrir seu próprio negócio. No entanto, uma parcela deles acaba não realizando esse sonho, pois acreditam que não possuem capacidade financeira para isso.
Esse, contudo, não precisa ser um obstáculo. Continue a leitura e confira algumas dicas que vão ajudá-lo a abrir uma empresa, mesmo tendo pouco dinheiro.

Dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro
Uma das principais características de um bom empreendedor é a criatividade. E ela é uma grande parceira para lidar com a falta de recursos no começo de um negócio.
Vamos ver, portanto, algumas dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro.

Crie um negócio online
A primeira e melhor dica que temos para você é a criação de um negócio online. A internet oferece uma série de oportunidades para você abrir uma empresa do zero, sem precisar investir tanto.
A grande vantagem é que, por trabalhar com a conexão online, você consegue reduzir muito custos. Os gastos com funcionários, por exemplo, podem ser inexistentes no começo (considerando que você execute as funções inicias). O espaço de trabalho pode ser a sua própria casa.

A seguir, listamos algumas opções para você trabalhar online e da sua casa, reduzindo drasticamente os gastos:
Venda de curso online;Venda de e-books;Venda de produtos importados;Podcasts
Lembrando que, apesar de hospedados na internet, essas atividades exigem algum investimento para você começar. Entre eles, estão o desenvolvimento do seu material a ser comercializado e algumas ações de marketing. No entanto, os gastos são muito inferiores a uma empresa tradicional.

Use uma habilidade que você já possua
Embora o empreendedorismo online seja uma excelente opção para abrir uma empresa quando o investimento inicial é curto, essa não é a única alternativa que você tem.
Outra forma de abrir uma empresa é trabalhar uma habilidade que você já possua.
É bem comum que alguns profissionais comecem atuando como freelancers. Por exemplo, um profissional criativo pode começar oferecendo seus serviços individualmente antes de abrir uma agência propriamente dita. Nesse caso, é comum que a formalização seja por meio do modelo de microempreendedor individual (MEI).

Busque um parceiro
Por fim, se você tem a ideia de abrir uma empresa e tem praticamente certeza da possibilidade de sucesso, o caminho é buscar um parceiro (ou sócio, como é mais comum de ser chamado no mundo dos negócios).
Essa acaba sendo a forma mais prática. O seu sócio pode entrar com uma maior participação financeira, enquanto você foca na parte administrativa e operacional. A dificuldade aqui, obviamente, é encontrar alguém que compre a sua ideia e possua capital para isso.
Nesse sentido, é válido ter o modelo de negócio muito bem definido antes de apresentar a sua proposta. Desta forma, a chance de um parceiro gostar da ideia e ajudar você a abrir uma empresa aumenta bastante.
Esperamos que esse artigo tenha mostrado que é possível abrir um negócio próprio, mesmo que o seu investimento inicial seja baixo.