Como economizar na festa de final de ano da empresa?

Com o final do ano se aproximando, é natural que as organizações se preocupem com o novo período que está por vir e em reconhecer os seus colaboradores pelas conquistas. Neste contexto, as confraternizações de final de ano se tornaram praticamente uma tradição em solo brasileiro.

No entanto, junto com o planejamento do ano seguinte, não se pode ignorar o custo desse tipo de comemoração. E existem diversas maneiras de garantir uma boa confraternização, aumentar a satisfação dos funcionários e preservar o caixa.

Quer descobrir quais são elas? Então continue a leitura!

Por que fazer uma festa de final de ano? Não foi por acaso que as empresas criaram o hábito de promover uma festa de final de ano. Existem razões técnicas pelas quais o seu negócio deve ter um evento desse tipo junto aos colaboradores.

Em primeiro lugar, essa é uma oportunidade que a organização possui de reforçar seus valores e objetivos. Além disso, é uma grande chance também de promover uma maior interação entre os colaboradores, permitindo que se conheçam de maneira mais informal e se aproximem por meio da troca de experiências. Isso, afinal, torna o time ainda mais unido e engajado.

Por fim, claro, entra a questão da satisfação e do reconhecimento. A empresa pode, por exemplo, premiar alguns funcionários, mostrando aos demais que a dedicação é observada pelos gestores.

O que fazer para economizar na festa de final de ano da empresa?

Apesar dos grandes benefícios de uma festa de final de ano, isso não é motivo para não economizar, não é mesmo? Não há porque comprometer o fluxo de caixa pensando em um evento adicional ao calendário da empresa. Ao mesmo tempo, ela não ser feita de qualquer jeito.

Para equilibrar essas questões, veja duas ações que a sua empresa pode tomar para economizar na festa de final de ano.

A festa de final de ano pode ser em qualquer lugar

A maior dificuldade que pequenas empresas enfrentam ao pensar na confraternização entre os seus colaboradores é o orçamento. E boa parte dela se deve ao ambiente da festa, principalmente pelo aluguel de espaços.

Isso pode ser contornado com soluções mais simples. Uma delas é a realização de um almoço especial para os funcionários. Claro que pode não ser algo tão grandioso como uma festa em si, mas não deixa de ser uma alternativa mais barata. O Happy Hour é outra ideia semelhante e útil.

A confraternização pode ser ainda mais barata usando de espaços de áreas livres, como os parques. Nesse caso, seja criativo para criar algo bacana e fazer o momento ser especial (e não parecer algo feito de qualquer maneira).

Uma pesquisa apurada permite melhores preços

Para uma festa de final de ano especial, no entanto, um evento específico pode ser mais atrativo. E, nesse caso, o objetivo deve ser reduzir ao máximo os custos com aluguel, comida e prestadores de serviço. Para lidar com isso, busque o máximo de fornecedores possíveis, analisando os custos de cada um. Veja também variações de serviços. Por vezes a sua ideia inicial pode ter uma execução muito mais cara. Sugestões de amigos e familiares que conheçam outras empresas podem trazer novas possibilidades também.