Conheça os tipos de sociedade e como funcionam

Falta de conhecimento ou receio de fazer a escolha errada, pode acabar influenciando uma das primeiras escolhas que um empreendedor iniciante terá que fazer: o tipo de sociedade a ser empregado em seu negócio.
Se esse é o seu caso, não se preocupe. Até mesmo, os empreendedores que se encontram no mercado há algum tempo possuem dúvidas sobre esse assunto. Para ajudá-lo, resolvemos criar esse pequeno guia com as principais formas de constituição empresarial.

Vamos vê-las a partir de agora.
Quais são os tipos de sociedade empresarial e como eles funcionam?
Escolher um modelo de sociedade exige um conhecimento básico de contabilidade.
Isso porque, deve-se levar em conta diversos fatores como a melhor estrutura para o negócio e a forma de pagamento dos impostos, por exemplo.
Como veremos a partir de agora, você poderá aproveitar de uma série de possibilidades ao se reunir com seu sócio e iniciar um empreendimento. Não há uma versão melhor delas, mas sim aquela que melhor se adapta à sua necessidade.

– Sociedade simples
É a versão mais simples de uma composição societária. Ela é focada para empreendedores que se reúnem em um mesmo segmento, oferecendo algum tipo de serviço em comum aos seus clientes.
É bem comum que esse modelo seja utilizado por profissionais liberais. É o caso, por exemplo, de advogados, médicos, arquitetos ou engenheiros, por exemplo.

– Sociedade Limitada
Você pode até não saber o que é uma Sociedade Limitada, mas provavelmente já ouviu esse termo em algum momento da sua vida. As empresas limitadas são popularmente conhecidas pelo termo LTDA e possuem forte presença no mercado brasileiro.
A razão da preferência é a simplicidade e a limitação das responsabilidades em função do investimento inicial de cada sócio. Aqui, cada sócio responderá pelo percentual de composição do capital social da empresa.
Além disso, uma empresa limitada faz clara distinção entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, não misturando as duas situações em caso de dívidas empresariais.

– Sociedade Limitada Eireli
Dentro de uma empresa Limitada, existe um tipo particular que é utilizada por empresários individuais: a Eireli. Esse modelo permite que alguém sozinho constitua a sua empresa, o que não é permitido no modelo tradicional (exige-se ao menos dois sócios).
Entre os benefícios desse modelo estão a possibilidade de ter a empresa de maneira individual (dispensa do “sócio fantasma”), poder escolher o Simples Nacional como regime tributário e, assim como a Limitada tradicional, a separação de patrimônio pessoal e empresarial.

– Sociedade Anônima
Outro modelo bastante conhecido do público geral é o modelo de Sociedade Anônima, popularmente conhecido como S/A. Esse é o modelo empregado por empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores, permitindo que investidores comprem e vendam ações. Além das regras brasileiras, uma S/A precisa se adequar ao rigoroso controle do mercado financeiro.
É um estágio entre sócios que costuma ser mais avançado, permitindo investimento e participação de terceiros com maior frequência (embora, claro, os donos do negócio mantenham o controle empresarial com a maioria das ações).

Outros modelos de sociedade empresarial
Essas três versões de composição social que vimos anteriormente são as mais comuns.
No entanto, existem outras opções para você criar a sua empresa com o seu sócio.
Veja a seguir mais algumas delas:
Sociedade em Nome Coletivo: é o modelo em que se aceita apenas pessoas físicas como sócios. A administração da empresa deve ser feita por um dos sócios, não sendo permitido repassar a terceiros.Sociedade Cooperativa: é o tipo de sociedade perfeito para negócios sem fins lucrativos, onde não há possibilidade de falência e todos os associados possuem voz ativa.Sociedade em Conta da Participação: divide-se em sócios ostensivos (aqueles que se responsabilizam pela administração do negócio) e sócios ocultos (aqueles que são isentos de qualquer responsabilidade jurídica).
Agora que você já conhece os modelos de sociedade do Brasil fica mais fácil escolher aquela que melhor se encaixa ao seu negócio, não é mesmo? Esperamos que tenha compreendido, mas caso tenha restado alguma dúvida é só deixar nos comentários que responderemos assim que possível.