Contabilidade como ferramenta de gestão empresarial

Dentro de uma empresa, cada área tem a sua importância para o atingimento de metas e objetivos. Algumas recebem uma exposição maior, como marketing e vendas, afinal são capazes de gerar resultados diretamente ao negócio.

No entanto, elas precisam do apoio de outras áreas. No artigo de hoje, focaremos na contabilidade e em como ela pode funcionar como uma importante ferramenta de gestão.

O que faz a área de contabilidade?
Para pensar na contabilidade como ferramenta de gestão é importante entender também a função desse departamento dentro do negócio. As ciências contábeis são responsáveis não apenas pela produção de documentos, mas principalmente por fornecer suporte à tomada de decisão empresarial.

Veja alguns exemplos de relatórios importantes que são produzidos pelo contador:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
  • Demonstração do Fluxo de Caixa
  • Demonstração do Valor Adicionado
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Eles são capazes de apresentar uma visão abrangente do negócio, analisando relações entre receitas e despesas e permitindo ao gestor a melhor decisão para a empresa.

Por que usar a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial?
Alguns empreendedores acreditam que essa é uma área apenas de formalização de processos tributários, ignorando a complexidade e a capacidade que os contadores possuem de ajudar na tomada de decisão e na gestão de uma instituição. Há até quem só lembre do contador em período de Imposto de Renda.

Em primeiro lugar, como vimos, a área contábil não se encarrega apenas da burocracia e formalização dos números. Ela é responsável por trazer informações essenciais a qualquer gestor como receita, níveis de endividamento e patrimônio. Desta forma, é possível obter uma visão completa do empreendimento.

Com isso, você pode ter informações muito bem estruturadas para decidir por investimento no seu negócio ou contratação de novos funcionários, por exemplo. Tudo dentro de um planejamento financeiro rigoroso e atento aos resultados da empresa de acordo com os documentos contábeis (como o balanço ou o fluxo de caixa).

Por fim, claro, entram também as questões tributárias. Ninguém vai querer pagar mais impostos do que devia por falta de planejamento tributário. Ter uma área de contabilidade permite maior organização nesse sentido, deixando o gestor focado naquilo que pode ser determinante para a instituição.

Como maximizar os seus resultados usando da contabilidade como ferramenta de gestão empresarial?
A contabilidade é, portanto, uma importante ferramenta de gestão empresarial. É fundamental ter uma boa estrutura que permita o rápido acesso às informações — algo que é facilmente alcançado com os relatórios gerenciais contábeis.

No entanto, nem sempre o gestor tem tempo para lidar com as análises e cálculos da contabilidade. Com tantas áreas diferentes para cuidar, o tempo acaba sendo um recurso muito valioso e deve ser empregado na grande especialidade do dono do negócio. Se esse é o seu caso, a melhor maneira de resolver a questão é buscando um escritório de contabilidade.

A terceirização desse serviço garante agilidade, eficiência e permite que o seu foco seja totalmente nos resultados da sua empresa, deixando as questões burocráticas com uma equipe especializada. Entre em contato com a Balan-set e solicite um orçamento sem compromisso.